Como baixar e instalar o DSpace 2018b
O DSpace é um software de repositório de código aberto que permite criar, gerenciar e preservar conteúdo digital. Se você deseja hospedar um repositório institucional, um repositório baseado em assunto, um repositório de conjunto de dados ou um repositório baseado em mídia, o DSpace pode ajudá-lo a atingir seus objetivos. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o DSpace 2018b, a versão mais recente do software, em seu computador. Também explicaremos alguns dos recursos e benefícios do uso do DSpace, bem como alguns casos de uso e exemplos de repositórios do DSpace.
dspace 2018b download
O que é o DSpace e por que usá-lo?
DSpace é um software de repositório de código aberto desenvolvido pelo MIT e HP Labs em 2002. Desde então, foi adotado por mais de 3.000 organizações em todo o mundo, incluindo universidades, bibliotecas, instituições de pesquisa, agências governamentais e organizações sem fins lucrativos. O DSpace foi projetado para ser um sistema de arquivos digitais que se concentra no armazenamento, acesso e preservação de longo prazo de conteúdo digital. Ele suporta vários tipos de formatos de conteúdo, como arquivos PDF, Word, JPEG, MPEG, TIFF e muito mais. Ele também fornece uma interface web para administração, depósito, ingestão, pesquisa e acesso ao conteúdo.
Recursos e benefícios do DSpace
Alguns dos recursos e benefícios mais importantes do DSpace são os seguintes:
Software de código aberto gratuito: Você pode baixar, instalar, usar e modificar o DSpace gratuitamente. Você também pode contribuir para o desenvolvimento e melhoria do software juntando-se à comunidade DSpace.
Completamente personalizável para atender às necessidades do usuário: Você pode configurar e personalizar o DSpace para atender às suas necessidades e preferências específicas. Você pode alterar a aparência da interface da Web, adicionar ou remover funcionalidades, integrar-se a outros sistemas ou serviços e muito mais.
Pesquisa baseada em Apache SOLR para metadados e conteúdo de texto completo: Você pode encontrar e acessar facilmente o conteúdo em seu repositório DSpace usando o poderoso mecanismo de pesquisa que suporta metadados e indexação de texto completo. Você também pode usar a pesquisa facetada e a funcionalidade de navegação para restringir seus resultados.
Interface UTF-8 disponível em 22 idiomas: Você pode usar o DSpace em seu idioma preferido, pois ele suporta codificação UTF-8 e oferece traduções de interface em 22 idiomas.
Controle de acesso baseado em grupo granular: Você pode controlar quem pode visualizar, editar ou excluir o conteúdo em seu repositório DSpace definindo permissões em diferentes níveis. Você também pode criar grupos de usuários com diferentes funções e privilégios.
Otimizado para integração com BASE, CORE, OpenAIRE, Unpaywall e WorldCat: Você pode aumentar a visibilidade e o impacto de seu conteúdo integrando seu repositório DSpace com outras plataformas ou serviços que fornecem serviços de indexação, descoberta, vinculação ou citação.
Casos e exemplos de uso do DSpace
O DSpace pode ser usado para vários propósitos e domínios. Aqui estão alguns dos casos de uso e exemplos de repositórios DSpace:
Repositórios institucionais: Muitas universidades e instituições de pesquisa usam o DSpace para hospedar seus repositórios institucionais que exibem seus resultados de pesquisa, publicações acadêmicas, coleções de bibliotecas e muito mais. Por exemplo, as bibliotecas do MIT usam o DSpace para armazenar suas publicações de professores, teses, dissertações, imagens, vídeos, conjuntos de dados, etc.
Repositórios baseados em assunto: Algumas organizações usam o DSpace para hospedar seus repositórios baseados em assuntos que se concentram em uma disciplina ou tópico específico. Por exemplo, o Banco Mundial usa o DSpace para hospedar seu Repositório Aberto de Conhecimento, que fornece acesso gratuito a suas publicações e dados de pesquisa sobre vários tópicos, como pobreza, mudança climática, educação, saúde, etc.
Repositórios de conjuntos de dados: Algumas organizações usam o DSpace para hospedar seus repositórios de conjuntos de dados que fornecem acesso a dados brutos ou processados que podem ser usados para análise, visualização ou reutilização.Por exemplo, a Dryad usa o DSpace para hospedar seu repositório de dados que faz a curadoria e preserva os dados subjacentes às publicações científicas e médicas.
Repositórios baseados em mídia: Algumas organizações usam o DSpace para hospedar seus repositórios baseados em mídia que armazenam e exibem conteúdo multimídia como imagens, áudio, vídeo ou modelos 3D. Por exemplo, o The Smithsonian Institution usa o DSpace para hospedar seu Centro de Pesquisa de Coleções, que permite aos usuários explorar mais de 15 milhões de registros digitais de seus artefatos, obras de arte, espécimes e muito mais.
Como baixar o DSpace 2018b
Se você deseja baixar e instalar o DSpace 2018b em seu computador, é necessário seguir alguns passos e atender a alguns pré-requisitos. Nesta seção, explicaremos o que você precisa fazer antes de baixar o DSpace e onde encontrar as fontes e opções de download.
Pré-requisitos para instalação do DSpace
Antes de baixar o DSpace 2018b, você precisa garantir que seu computador atenda aos requisitos mínimos do sistema e tenha os componentes de software necessários instalados. Aqui estão os pré-requisitos para instalar o DSpace:
Sistema operacional: Você pode instalar o DSpace nos sistemas operacionais Windows ou Linux. No entanto, o Linux é recomendado para ambientes de produção.
Kit de Desenvolvimento Java (JDK): Você precisa ter o JDK versão 8 ou superior instalado em seu computador. Você pode baixar o JDK no site da Oracle.
Apache Maven: Você precisa ter o Apache Maven versão 3.6 ou superior instalado em seu computador. Você pode baixar o Maven no site da Apache.
Formiga Apache: Você precisa ter o Apache Ant versão 1.10 ou superior instalado em seu computador. Você pode baixar o Ant no site da Apache.
Servidor de banco de dados: Você precisa ter um servidor de banco de dados instalado em seu computador ou acessível a partir de sua rede. Você pode usar PostgreSQL ou Oracle como seu servidor de banco de dados. O PostgreSQL é recomendado para a maioria dos usuários.
Servidor web: Você precisa ter um servidor web instalado em seu computador ou acessível a partir de sua rede.Você pode usar o Apache Tomcat ou Jetty como seu servidor web. O Tomcat é recomendado para a maioria dos usuários.
Fontes e opções de download
Depois de atender aos pré-requisitos para instalar o DSpace, você pode fazer o download do software de uma das seguintes fontes e opções:
Site oficial do DSpace: Você pode baixar a versão mais recente do DSpace no site oficial em Você pode escolher entre o pacote de código-fonte ou o pacote binário. O pacote de código-fonte contém o código-fonte Java do DSpace que você pode compilar e construir usando Maven. O pacote binário contém as classes Java pré-compiladas do DSpace que você pode implantar usando Ant.
O repositório do GitHub: Você pode baixar a versão mais recente do DSpace no repositório GitHub em Você pode clonar o repositório usando o Git ou baixá-lo como um arquivo ZIP. O repositório GitHub contém o código-fonte do DSpace que você pode compilar e construir usando o Maven.
A imagem do Docker: Você pode baixar a imagem Docker mais recente do DSpace no Docker Hub em Você pode extrair a imagem usando o Docker ou baixá-la como um arquivo TAR. A imagem do Docker contém uma instância pré-configurada do DSpace que você pode executar usando o Docker.
Como instalar o DSpace 2018b
Depois de baixar o DSpace 2018b de uma das fontes e opções mencionadas acima, você pode prosseguir para instalá-lo em seu computador. Nesta seção, explicaremos como instalar o DSpace nos sistemas operacionais Windows e Linux.
Etapas de instalação para Windows
Para instalar o DSpace no Windows, você precisa seguir estes passos:
Crie um banco de dados para o DSpace: Você precisa criar um banco de dados para o DSpace usando PostgreSQL ou Oracle como seu servidor de banco de dados. Você também precisa criar uma conta de usuário para acessar o banco de dados e conceder a ela todos os privilégios no banco de dados.
Edite os arquivos de configuração: Você precisa editar os arquivos de configuração do DSpace para especificar os detalhes da conexão do banco de dados, a porta do servidor web, o e-mail do administrador e outras configurações. Você pode encontrar os arquivos de configuração no diretório config da pasta de instalação do DSpace.
Crie e implemente o DSpace: Você precisa construir e implantar o DSpace usando Maven ou Ant, dependendo se você baixou o pacote de código-fonte ou o pacote binário. Você pode usar o prompt de comando para executar os comandos Maven ou Ant. Você pode encontrar as instruções para construir e implantar o DSpace no arquivo README da pasta de instalação do DSpace.
Crie uma conta de administrador: Você precisa criar uma conta de administrador para o DSpace usando o prompt de comando. Você pode usar o script create-administrator no diretório bin da pasta de instalação do DSpace. Você precisa fornecer um endereço de e-mail válido e uma senha para a conta de administrador.
Inicie o servidor web: Você precisa iniciar o servidor web que hospeda o DSpace usando o prompt de comando. Você pode usar o script de inicialização no diretório bin da pasta de instalação do servidor web. Você também pode configurar o servidor web para iniciar automaticamente quando o Windows for iniciado.
Acesse o DSpace: Você pode acessar o DSpace abrindo um navegador da Web e digitando na barra de endereços. Você também pode usar um número de porta diferente se o tiver alterado nos arquivos de configuração. Você pode entrar no DSpace usando a conta de administrador que você criou.
Etapas de instalação para Linux
Para instalar o DSpace no Linux, você precisa seguir estes passos:
Crie um banco de dados para o DSpace: Você precisa criar um banco de dados para o DSpace usando PostgreSQL ou Oracle como seu servidor de banco de dados. Você também precisa criar uma conta de usuário para acessar o banco de dados e conceder a ela todos os privilégios no banco de dados.
Edite os arquivos de configuração: Você precisa editar os arquivos de configuração do DSpace para especificar os detalhes da conexão do banco de dados, a porta do servidor web, o e-mail do administrador e outras configurações. Você pode encontrar os arquivos de configuração no diretório config da pasta de instalação do DSpace.
Crie e implemente o DSpace: Você precisa construir e implantar o DSpace usando Maven ou Ant, dependendo se você baixou o pacote de código-fonte ou o pacote binário. Você pode usar o terminal para executar os comandos Maven ou Ant. Você pode encontrar as instruções para construir e implantar o DSpace no arquivo README da pasta de instalação do DSpace.
Crie uma conta de administrador: Você precisa criar uma conta de administrador para o DSpace usando o terminal. Você pode usar o script create-administrator no diretório bin da pasta de instalação do DSpace. Você precisa fornecer um endereço de e-mail válido e uma senha para a conta de administrador.
Inicie o servidor web: Você precisa iniciar o servidor web que hospeda o DSpace usando o terminal. Você pode usar o script de inicialização no diretório bin da pasta de instalação do servidor web. Você também pode configurar o servidor web para iniciar automaticamente quando o Linux for iniciado.
Acesse o DSpace: Você pode acessar o DSpace abrindo um navegador da Web e digitando na barra de endereços. Você também pode usar um número de porta diferente se o tiver alterado nos arquivos de configuração. Você pode entrar no DSpace usando a conta de administrador que você criou.
Como configurar e personalizar o DSpace
Depois de instalar o DSpace em seu computador, você pode configurá-lo e personalizá-lo para atender às suas necessidades e preferências. Nesta seção, explicaremos como alterar algumas das configurações básicas e algumas das opções avançadas de personalização do DSpace.
Definições de configuração básica
Algumas das configurações básicas que você pode alterar no DSpace são as seguintes:
O nome e logotipo do seu repositório: Você pode alterar o nome e o logotipo do seu repositório editando as propriedades dspace.name e dspace.logo.url no arquivo dspace.cfg no diretório config da pasta de instalação do DSpace.
O idioma padrão e as traduções da interface: Você pode alterar o idioma padrão e as traduções da interface de seu repositório editando a propriedade default.locale no arquivo dspace.cfg. Você também pode adicionar ou editar traduções de interface modificando os arquivos messages_xx.properties no diretório de mensagens da pasta de instalação do DSpace, onde xx é o código do idioma.
As configurações de e-mail e notificações: Você pode alterar as configurações de e-mail e as notificações de seu repositório editando as propriedades mail.server, mail.from.address, mail.admin, mail.alert.recipient, mail.feedback.recipient e mail.registration.notify no arquivo dspace.cfg. Você também pode modificar os modelos de email editando os arquivos email-xx.template no diretório emails da pasta de instalação do DSpace, onde xx é o tipo de email.
Os campos de metadados e esquemas: Você pode alterar os campos de metadados e esquemas de seu repositório editando os arquivos de registro de metadados no diretório de registro da pasta de instalação do DSpace. Você também pode adicionar ou editar campos de metadados e esquemas usando a interface da Web ou as ferramentas de linha de comando.
Os formatos e filtros de conteúdo: Você pode alterar os formatos de conteúdo e filtros de seu repositório editando os arquivos bitstream-formats.xml e filter-media.xml no diretório config da pasta de instalação do DSpace. Você também pode adicionar ou editar formatos e filtros de conteúdo usando a interface da Web ou as ferramentas de linha de comando.
Opções avançadas de personalização
Algumas das opções avançadas de personalização que você pode usar no DSpace são as seguintes:
Os temas e layouts da interface web: Você pode alterar os temas e layouts da interface web de seu repositório editando os arquivos de configuração XMLUI ou JSPUI no diretório config da pasta de instalação do DSpace. Você também pode criar ou modificar temas e layouts editando os arquivos XSLT, CSS, HTML ou JSP no diretório webapps da pasta de instalação do servidor da web.
Os processos de envio e fluxo de trabalho: Você pode alterar os processos de envio e fluxo de trabalho de seu repositório editando os arquivos input-forms.xml, item-submission.xml e workflow.xml no diretório config da pasta de instalação do DSpace. Você também pode criar ou modificar as etapas de envio e fluxo de trabalho editando as classes Java ou os arquivos XML no diretório do código-fonte da pasta de instalação do DSpace.
As tarefas e serviços de curadoria: Você pode alterar as tarefas e serviços de curadoria de seu repositório editando os arquivos curation-tasks.cfg, curation-tasks.properties e curate.cfg no diretório config da pasta de instalação do DSpace. Você também pode criar ou modificar tarefas e serviços de curadoria editando as classes Java ou arquivos XML no diretório de código-fonte da pasta de instalação do DSpace.
A API REST e os terminais OAI-PMH: Você pode alterar a API REST e os terminais OAI-PMH de seu repositório editando os arquivos rest.cfg, rest.properties, oai.cfg e oai.properties no diretório config da pasta de instalação do DSpace. Você também pode criar ou modificar as funcionalidades REST API e OAI-PMH editando as classes Java ou arquivos XML no diretório de código-fonte da pasta de instalação do DSpace.
Conclusão e perguntas frequentes
Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o DSpace 2018b, a versão mais recente do software de repositório de código aberto. Também explicamos alguns dos recursos e benefícios do uso do DSpace, bem como alguns casos de uso e exemplos de repositórios do DSpace. Também mostramos como configurar e personalizar o DSpace para atender às suas necessidades e preferências.Esperamos que este artigo tenha sido útil e informativo para você. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco ou deixar um comentário abaixo. Aqui estão algumas das perguntas frequentes sobre o DSpace que podem ser úteis:
perguntas frequentes
Quais são os requisitos do sistema para rodar o DSpace?
Os requisitos mínimos do sistema para executar o DSpace são os seguintes:
Um computador com pelo menos 2 GB de RAM e 10 GB de espaço em disco.
Um Java Development Kit (JDK) versão 8 ou superior.
Um Apache Maven versão 3.6 ou superior.
Um Apache Ant versão 1.10 ou superior.
Um servidor de banco de dados PostgreSQL ou Oracle.
Um servidor web Apache Tomcat ou Jetty.
Os requisitos de sistema recomendados para executar o DSpace são os seguintes:
Um computador com pelo menos 4 GB de RAM e 20 GB de espaço em disco.
Um Java Development Kit (JDK) versão 11 ou superior.
Um Apache Maven versão 3.8 ou superior.
Um Apache Ant versão 1.10 ou superior.
Um servidor de banco de dados PostgreSQL.
Um servidor web Apache Tomcat.
Como posso atualizar minha instalação existente do DSpace para a versão mais recente?
Para atualizar sua instalação existente do DSpace para a versão mais recente, você precisa seguir estas etapas:
Faça backup de sua pasta de instalação atual do DSpace, banco de dados e arquivos de configuração do servidor web.
Baixe a versão mais recente do DSpace de uma das fontes e opções mencionadas acima.
Siga as etapas de instalação para seu sistema operacional conforme explicado acima, mas use uma pasta de instalação e um nome de banco de dados diferentes dos atuais.
Copie suas personalizações, configurações e conteúdo de sua pasta de instalação atual e banco de dados para os novos.
Teste sua nova instalação do DSpace e certifique-se de que tudo funciona conforme o esperado.
Mude seu servidor web para apontar para a nova pasta de instalação do DSpace e reinicie-o.
Como posso fazer backup e restaurar meu repositório DSpace?
Para fazer backup e restaurar seu repositório DSpace, você precisa seguir estas etapas:
Faça backup de sua pasta de instalação do DSpace, banco de dados e arquivos de configuração do servidor web usando uma ferramenta de backup ou um processo de cópia manual.
Restaure sua pasta de instalação do DSpace, banco de dados e arquivos de configuração do servidor web usando uma ferramenta de restauração ou um processo de cópia manual.
Reinicie seu servidor web e verifique se seu repositório DSpace está funcionando corretamente.
Como posso migrar meu repositório DSpace de um servidor para outro?
Para migrar seu repositório DSpace de um servidor para outro, você precisa seguir estes passos:
Faça backup de sua pasta de instalação do DSpace, banco de dados e arquivos de configuração do servidor web do servidor de origem usando uma ferramenta de backup ou um processo de cópia manual.
Transfira seus arquivos de backup do servidor de origem para o servidor de destino usando uma ferramenta de transferência de arquivos ou um processo de cópia manual.
Restaure sua pasta de instalação do DSpace, banco de dados e arquivos de configuração do servidor web no servidor de destino usando uma ferramenta de restauração ou um processo de cópia manual.
Altere o nome do host, endereço IP, número da porta e outras configurações nos arquivos de configuração do DSpace e do servidor web no servidor de destino, se necessário.
Reinicie seu servidor web no servidor de destino e verifique se seu repositório DSpace está funcionando corretamente.
Como posso obter ajuda ou suporte para usar o DSpace?
Se precisar de ajuda ou suporte para usar o DSpace, você pode usar um dos seguintes recursos:
A documentação oficial do DSpace em
As listas de discussão oficiais do DSpace em
O canal oficial do DSpace Slack em
Os problemas oficiais do DSpace GitHub em
0517a86e26
Comments